WhatsApp

(31) 98412-9069

Bandeiras dos estados brasileiros: significado, origem e curiosidades

por | mar 27, 2021

Cada bandeira dos 27 estados do Brasil conta um pouco da nossa história

Bandeira do Brasil

A princípio o Brasil é um país de dimensões continentais e com bastante miscigenação de povos. As bandeiras dos estados brasileiros registram essa questão. Vale destacar ainda que as bandeiras estaduais tratam-se de um símbolo regional. 

Por isso, é muito importante conhecê-las. Inclusive, é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do seu estado e de outras regiões do país. 

Pensando nisso, vamos destacar abaixo a simbologia das 27 bandeiras de cada estado do nosso país:

SIGNIFICADO DAS BANDEIRAS DOS ESTADOS

ACRE

Antes de tudo a bandeira do Acre tem duas cores principais: o verde, que representa a esperança, e o amarelo, que representa as riquezas da terra.

A estrela vermelha no canto esquerdo superior é chamada “Estrela Altaneira”, homenageando o sangue dos que lutaram pela anexação do Acre ao Brasil. 

Compre logo sua bandeira do Acre clicando aqui

ALAGOAS

As cores escolhidas para a bandeira de Alagoas são as mesmas da bandeira francesa, representando os ideias da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

O brasão é cercado por ramos de algodão e cana de açúcar, e contém três tainhas que representam três maiores lagoas do estado e a prática da pesca, principal atividade econômica.

Bandeira de Alagoas com preços incríveis 

AMAPÁ

Com o mesmo simbolismo da bandeira brasileira, as cores de Amapá usam verde para as matas, amarelo para as riquezas, azul para os céus e, por fim, branco representando a paz.

Além disso ela contém o preto, em respeito àqueles que lutaram pelo estado. O símbolo no lado esquerdo remete à Fortaleza de São José de Macapá.

Para adquirir bandeiras oficiais click aqui

AMAZONAS

Primeiramente a bandeira conta com três cores: azul, branco e vermelho. Além disso, ela conta com 25 estrelas, que representam os 25 municípios existentes no Estado até 1897.

A estrela maior representa a capital Manaus.

Ótimos preços para bandeira do Amazonas

BAHIA

Em princípio a bandeira baiana tem inspiração na francesa, pois apresenta as mesmas cores em relação à bandeira da França e também simboliza os ideais de liberdade, por isso, o  triângulo foi incorporado ao símbolo baiano como uma homenagem à Inconfidência Mineira.

Melhor que a Bahia! Só preços da Banderminas, compre logo a sua!

CEARÁ

A bandeira tem as cores e um formato semelhante em relação ao nosso símbolo nacional. Dessa forma, a bandeira cearense demonstra a integração do Estado à Nação. No centro da bandeira, há a presença do brasão cearense.

Compare, somos líderes na produção e venda de bandeira do Ceará

DISTRITO FEDERAL

A bandeira foi criada em 1969 e conta com os seguintes elementos: o branco representa a paz, o verde simboliza as matas regionais, a cruz com o losango simboliza a herança indígena no Brasil.

Compre agora mesmo sua bandeira do Distrito Federal

ESPIRÍTO SANTO

As cores que compõem a bandeira capixaba referem-se às cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Vitória, a capital do Estado. A frase “Trabalha e Confia” é inspirada em Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Bandeira capixaba é aqui!

GOIÁS

As faixas verdes representam a natureza goiana. Por sua vez, as faixas em amarelo fazem referência às riquezas e ao ouro. O retângulo azul representa o céu e ele é preenchido por cinco estrelas, que representam a constelação Cruzeiro do Sul.

Compre bandeira de Goiás clicando aqui!

MARANHÃO

Na esquerda da bandeira do Maranhão há uma estrela branca, que caracteriza o estado como parte da federação brasileira, dentro de um quadrado azul, representando o céu. As listras vermelhas, brancas e pretas remetem à mistura de etnias que compõe o povo maranhense.

Bandeira do Maranhão preços imperdíveis !

MATO GROSSO DO SUL

O símbolo estadual conta com quatro cores distintas e cada uma delas apresenta um significado diferente: o verde simboliza a riqueza das matas do estado, o branco representa a paz, o azul faz referência ao céu do Estado, o amarelo refere-se às riquezas adquiridas por meio do trabalho do povo.

Mato Grosso do Sul bandeiras oficiais 

MATO GROSSO

A bandeira mato-grossense conta com as mesmas cores em relação à bandeira brasileira. Dessa forma, simboliza a integração do Estado à Nação.

Bandeira do Mato Grosso compre logo a sua!

MINAS GERAIS

A bandeira mineira conta com um retângulo branco e, no centro é composta por um triângulo vermelho. A região central é contornada pela seguinte expressão em latim: “Libertas quae sera tamem”. Traduzindo para o português significa “Liberdade ainda que tardia” e esse foi o lema da Inconfidência Mineira.

PARÁ

O vermelho representa o sangue do povo paraense e demonstra um espírito de luta. A faixa branca remete à Linha do Equador. A estrela azul na bandeira, por sua vez, simboliza a posição do Estado na bandeira do Brasil.

Bandeira oficial do Pará

PARAÍBA

Um terço da bandeira do Paraíba é preta, representando os dias de luto após o assassinato de João Pessoa em 1930. Já a parte vermelha representa a Aliança Liberal. A palavra “nego” vem do verbo “negar”, em revolta ao sucessor escolhido por Washington Luís na crise sucessória da mesma época.

PARANÁ

O verde representa a riqueza da natureza do estado. A cor azul, por sua vez, carrega a constelação do Cruzeiro do Sul. Por fim, os ramos ao redor da esfera destacam características específicas da vegetação estadual. Eles simbolizam a erva-mate e o pinheiro-do-paraná.

Veja nos preços promocionais para bandeira do Paraná

PERNAMBUCO

O símbolo pernambucano conta com os seguintes elementos: azul que representa o céu do Estado, branco refere-se à paz, arco-íris que simboliza a união dos pernambucanos, estrela amarela caracteriza Pernambuco como parte do Brasil e o sol remete à energia.

PIAUÍ

Além da estrela branca que marca o Piauí como integrante da federação brasileira, a bandeira conta com listras amarelas para as riquezas do estado e verdes para esperança. A data “13 DE MARÇO DE 1823” abaixo da estrela remete à Batalha do Jenipapo, importante para a independência do país.

Compre bandeira do Piauí em nossa loja virtual !

RIO DE JANEIRO

A bandeira fluminense foi instituída em 1965 e conta com diversos detalhes. Primeiramente, o branco simboliza pureza, beleza, esperança e paz. O brasão centralizado na bandeira apresenta formato oval e ele visa simbolizar os anseios cristãos.

No centro do brasão pode-se ver uma águia em posição de voo. Ela simboliza o poder e a força de um governo justo e honesto. A bandeira ainda conta conseguinte lema escrito em latim “Recte Rempublicam Gerere”, e ele significa “gerir a coisa pública com retidão”.

RIO GRANDE DO NORTE

O verde simboliza a esperança, o branco representa a paz e o amarelo faz referência às riquezas minerais. No centro da bandeira, temos a jangada e o mar. Eles representam algumas atividades econômicas praticadas no Estado que dependem do mar, como a extração do sal e a pesca.

Bandeira oficial do Rio Grande do Norte

RIO GRANDE DO SUL

A bandeira gaúcha conta com diferentes cores e cada uma apresenta um simbolismo diferente. O verde representa as matas dos Pampas e a riqueza da natureza regional. O vermelho simboliza os ideais revolucionários que marcaram a história do estado. Por fim, o amarelo representa as riquezas presentes no Rio Grande do Sul.

RONDÔNIA

A bandeira de Rondônia adota os mesmo significados da bandeira brasileira: verde das matas, amarelo das riquezas, azul do céu e branco da paz, em uma organização que remete o horizonte.

RORAIMA

As cores da bandeira de Roraima têm os mesmos significados da bandeira brasileira, exceto o verde que representa, além das matas, especialmente o cerrado presente no estado. A faixa vermelha abaixo da estrela representa a linha do equador, que passa sobre o território.

SANTA CATARINA

A bandeira foi instituída em 1954 e conta com os seguintes elementos: o trigo representa a agricultura do Estado, o café representa as lavouras do litoral, barrete frígio representa o governo republicano; a chave demonstra que Santa Catarina é uma região estratégica do Brasil e a águia, que representa a força do povo catarinense.

Vale destacar que ela é composta por um retângulo vermelho com uma faixa branca no meio. Na parte central da bandeira há um losango verde-claro com o brasão do estado centralizado.

Compre aqui a Bandeira Catarinense

SÃO PAULO

A bandeira paulista apresenta diversas referências aos bandeirantes, pois eles foram muito importantes para a história do estado. As 13 faixas, sendo sete pretas e seis brancas, simbolizam os dias e as noites de luta deles pelo Estado. O retângulo vermelho representa o sangue dos Bandeirantes derramado. Por sua vez, as estrelas dispostas em cada canto do retângulo representam a constelação do Cruzeiro do Sul.

SERGIPE

A bandeira sergipana contém as mesmas cores e significados da bandeira do Brasil. No canto superior esquerdo, as cinco estrelas brancas representam os principais rios do estado: São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Cotinguiba e Poxim.

TOCANTINS

A bandeira traz a mensagem de que o sol nasceu para todos. Não é por acaso que o sol aparece na parte central da bandeira. Além disso, o símbolo estadual conta com a cor azul que representa os rios da região, o branco simboliza a paz e o amarelo as riquezas regionais.

Bandeira do Tocantins oficial com entrega em todo Brasil.